Monday, September 24, 2012

DILEMMA


How much purism is worth in photography? In what occasions is it okay to retouch a picture? Which one would you publish? I personally think the picture is perfect only without the plastic cup in the bottle. What do you think.

Original



Edited


6 comments:

  1. acredito que depende do que vc quer mostrar..perfeição?? acho que o copo é uma presença importante, principalmente ao olhar a foto como um todo, o copo traz o olhar pra uma escala menor, o que te faz enxergar a pessoa enquadrada dentro do aro com mais facilidade..se eu fosse editar essa foto, eu cortaria ela...tiraria o lado direito, e uma parte debaixo, rente ao copo. e no lado direito a parte da ultima roda..pra mim, a foto ta puxando pra esquerda...Cada um com o olhar..acho que regras não devem existir nesse caso...depende da sua intenção fotógrafo..

    ReplyDelete
  2. I prefer the altered shot as well... but I suppose it depends on the guidelines of the publication where it's being published. I know of a National Geographic photog who was fired for retouching an image of boys playing soccer in Afghanistan (he removed his own shadow).

    ReplyDelete
  3. sinceramente num sei pra que editar essa foto. só fez tirar a alma dela... when to retouch a picture... boa questão.

    ReplyDelete
  4. I'm not against retouching, but in this case I prefer the image with the cup. It adds an interesting flavor to the picture, it draws the eye, then invites you to look at the man inside the wheel... It's, I don't know, poetic and beautiful in its own way. I like how different it is from everything else.

    ReplyDelete
  5. Depende do que quer transmitir com a imagem. O copo na areia alerta para a falta de cuidado com o meio ambiente e para o baixo nível de educação de alguns frequentadores das praias.
    Se a intenção é chamara a atenção para isso, o copo deve permanecer.
    Caso contrário, sou favorável ao retoque.

    ReplyDelete
  6. Concordo com o Robertson. Com copinho, só se a intenção for um alerta para o meio ambiente. Vc olha a foto e vê o copinho, o olho passeia por toda a foto, volta e para no copinho. Sem copinho o olho passeia por toda a foto se deliciando com a harmonia da imagem. Que foto linda, Adauto!

    Me contaram que o Cristiano Mascaro pintava com spotone os lixinhos que apareciam nas fotos das ruas da cidade de São Paulo. Os lixinhos ficavam muito brancos quando comparados ao cinza da cidade, É a mesma coisa, né?

    ReplyDelete